Publicado em

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Você está pensando se vale a pena instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa ou empresa? Com isso em mente, discutiremos os prós e os contras do sistema fotovoltaico que podem ajudá-lo a tomar uma decisão.

A definição de energia solar está relacionada com a energia fotovoltaica, a tecnologia fotovoltaica utiliza a luz solar como fonte de energia para a geração de eletricidade, portanto, embora tenha a desvantagem do alto custo inicial, tem as vantagens da energia gratuita, renovável, alternativa e limpa.

Embora seu alto custo inicial seja uma desvantagem, ele tem a vantagem de economizar até 95% na conta de luz, outra vantagem é a facilidade e baixa manutenção, ou seja, os custos de pós-instalação serão mínimos.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Vantagens: é não poluente, renovável, limpo, silencioso, pode ser usado em áreas remotas da rede elétrica, requer manutenção mínima, é muito fácil de instalar e tem baixo custo de manutenção.

Suas desvantagens são o alto custo de aquisição (o custo será devolvido em pouco tempo) e a impossibilidade de gerar energia elétrica à noite.

A energia solar é uma das fontes de energia mais sustentáveis ​​do mundo, renovável e limpa, pois não emitem poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.

A energia fotovoltaica também ajuda a reduzir a poluição sonora. Funciona silenciosamente, evitando sons desagradáveis. Esse tipo de sistema de geração de energia também não requer um cuidado de manutenção exaustivo, apenas uma limpeza ocasional.

Para famílias em áreas remotas fora da rede, os painéis solares também são uma boa escolha. O sistema off-grid utiliza baterias para armazenar a energia captada pelas placas, podendo garantir energia mesmo na chuva ou à noite.

Como os painéis solares são compostos por painéis de vidro, elementos condutores e metálicos e células fotovoltaicas, sua tecnologia permite que seus materiais sejam reciclados posteriormente, chegando a 97% o total de componentes recicláveis.

Uma das principais desvantagens da energia solar brasileira é a falta de incentivos financeiros por parte do governo, fazendo com que essa solução pareça inacessível. No entanto, a fim de atenuar essas deficiências, o custo dessa tecnologia continuou a cair.

Vantagens da Energia Solar Desvantagens da Energia Solar
A energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável. Alto custo de aquisição
Energia alternativa ao petróleo Não gera energia à noite
A energia solar é silenciosa Falta de Incentivos no Brasil
É uma fonte de energia gratuita Sistema Anti-ilhamento
A energia solar fotovoltaica é o sistema de auto geração mais barato  
Necessidade mínima de manutenção  
Fácil de instalar e barata de manter  
Vida útil de mais de 25 anos, pagando-se em até sete anos.  
Economia de até 95% da conta de luz  
Queda de preços devido ao avanço da tecnologia  
Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel  
Placas solares são resistentes às intempéries  
Pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica  
Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados  
Publicado em

Cinco Dicas para economizar energia

O valor da conta de luz no final do mês tem sido uma preocupação?  Muitos brasileiros tem se preocupado com a conta de luz, isso porque as cobranças de tarifas por bandeira mudam a todo o momento e não há meio de prever a quantidade de gasto mensal.

Preparamos algumas dicas de como economizar energia, você entenderá como a economia de energia envolve a mudança de hábitos e verá que, com certas mudanças na sua casa, é possível diminuir o valor da sua conta de luz.

1.  Opte por paredes claras

Se você planeja reformar ou deseja economizar energia, pintar as paredes com cores claras é uma ótima maneira de economizar eletricidade. As cores claras ajudam a distribuir a luz natural que entra pelas janelas, deixe as cortinas e portas dos ambientes abertas durante o dia, evitando acender luzes de forma desnecessária.

2. Mude os móveis de lugar

Deixe os móveis do escritório e ambiente de estudos ou leitura próximos à janela, além de utilizar a luz natural você pode desfrutar da paisagem.  Desta forma a luz do ambiente fica apagada por mais tempo e a economia de energia será maior.

3. Cuidado com a geladeira

A geladeira é um aparelho essencial e alguns cuidados precisam ser tomados.  A borracha da porta deve ser sempre forte e oferecer um pouco de resistência quando puxada.

Se for fácil de abrir deve ser a hora de trocar. Esses cuidados básicos são uma das maneiras de como economizar energia.

Abra a geladeira apenas quando necessário, após uma refeição junte todas as coisas que são guardadas na geladeira e guarde tudo de uma vez. Com a porta aberta por menos tempo e com menos frequência, o ar frio escapa em menos quantidade e o motor não precisa trabalhar mais vezes para resfriar o equipamento.

4. Troque as lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas LED são as mais econômicas e possuem alta capacidade de iluminação. Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, tente substituí-las o mais rápido possível. Essa é uma das principais dicas para economizar energia, e você sentirá uma grande diferença na sua conta.

5. Otimize o uso de equipamentos

Juntar uma boa quantidade de roupas para lavar de uma vez é uma forma de aproveitar melhor a máquina de lavar e de como economizar energia elétrica. O mesmo vale para a hora de passar as roupas: Junte diversas peças e ligue o ferro apenas uma vez. Outra medida importante de como economizar energia é evitar dormir com a televisão ligada. Se o sono bater, programe-a para desligar com um temporizador.

 

Gostou? Continue acompanhando nosso blog para não perder dicas como essas.

Publicado em

Inversor Solar: Tipos, Como Escolher e Garantia do Equipamento

O equipamento é usado para converter a energia gerada pelos painéis solares, de corrente continua para corrente alternada, possibilitando assim o uso da energia gerada.

Geralmente em residências o inversor é instalado próximo ao quadro de luz, de um modo que a luz do sol não o venha atingir e fique longe da água. Em mini usinas comerciais e industriais geralmente é construído uma sala apenas para abrigar os inversores.

Inversor Solar On-Grid

Usado para conectar o sistema fotovoltaico à rede da sua residência ou empresa, projetado para se desligar rapidamente da rede elétrica caso ela venha a cair.

Esse modelo é o mais usado no mundo.

É possível conectar todos os equipamentos usados no dia a dia nesse inversor. Apenas equipamentos cirúrgicos e equipamentos extremamente sensíveis requerem inversores de onda senoidal pura.

Inversor Solar Off-Grid

Off-grid significa “fora da rede” ou “desconectado da rede”. Esse tipo de inversor usa bateria para funcionar, pois não é ligado a rede elétrica, normalmente são usados em regiões onde a não há acesso a rede elétrica.

Inversor Solar Híbrido

Esse modelo permite que você o use conectado ou não a rede elétrica.

Como escolher um bom inversor?

Você deve analisar a eficiência e confiabilidade. Eficiência interfere na quantidade de energia gerada pelos painéis que será utilizada. Confiabilidade diz respeito sobre os riscos que você ira correr te der um problema com o equipamento.

Se tiver que escolher entre um ou outro opte pela confiabilidade, vale mais perder 1% a 3% da energia gerada do que ter problemas com o inversor.

Confira no link abaixo o post em que falamos sobre tudo o que você precisa saber antes de escolher seu painel solar.

Link

Garantia do Inversor Solar

Normalmente os inversores vem de fábrica com 5 anos de garantia e os fabricantes oferecem a opção de estende-la para 10 anos. É possível encontrar inversores que já vem com 10 anos de garantia, mas lembre-se não é porque ele tem mais garantia que tem uma qualidade maior. O importante é que a garantia seja nacional e que a empresa tenha uma boa reputação. 

 

Gostou? Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários. Lembre-se de nos acompanhar nas redes sociais para não ficar de fora de nenhuma novidade.

Publicado em

Agosto: Mês de Conscientização sobre Esclerose Múltipla, Aleitamento Materno e Combate à Violência contra a Mulher

Agosto passou a ser considerado um importante período para a conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Hoje, a EM é a doença neurológica que mais afeta jovens adultos no mundo, sendo na sua maioria mulheres.

A intenção da Campanha é chamar a atenção para a enfermidade que, mesmo rara, atinge uma média de 35 mil pessoas no Brasil e 2,5 milhões em todo o mundo, e ainda assim é desconhecida por cerca de 80% da população.

O que é Esclerose Múltipla?      

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune crônica do sistema nervoso central, do cérebro e da medula espinhal, na qual há destruição do tecido protetor, chamado mielina, impedindo ou alterando a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

Os sintomas da doença são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada. Entre os mais comuns, estão fraquezas, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.

Ainda não se sabe as causas exatas da esclerose múltipla, o que faz com que o diagnóstico precoce seja ainda mais importante.

Além da conscientização da EM agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, chamado de agosto dourado e agosto lilás, representando a Campanha de Combate à Violência contra as Mulheres.

Como surgiu o Agosto Dourado?

A campanha tem origem em um encontro, em Nova Iorque, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1991. Inicialmente, pensou-se em um dia para celebrar a data, depois passou a ser uma semana dedicada para o tema — a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre de 1 a 7 de agosto em vários países.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

Agosto Lilás

É uma campanha realizada no mês de agosto em todo o país, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes, como o Disque 180 e o Disque 100.

A Campanha “agosto lilás” teve início em 2016, quando a “Lei Maria da Penha” completava 10 anos de existência.