O valor da conta de luz no final do mês tem sido uma preocupação?  Muitos brasileiros tem se preocupado com a conta de luz, isso porque as cobranças de tarifas por bandeira mudam a todo o momento e não há meio de prever a quantidade de gasto mensal.

Preparamos algumas dicas de como economizar energia, você entenderá como a economia de energia envolve a mudança de hábitos e verá que, com certas mudanças na sua casa, é possível diminuir o valor da sua conta de luz.

1.  Opte por paredes claras

Se você planeja reformar ou deseja economizar energia, pintar as paredes com cores claras é uma ótima maneira de economizar eletricidade. As cores claras ajudam a distribuir a luz natural que entra pelas janelas, deixe as cortinas e portas dos ambientes abertas durante o dia, evitando acender luzes de forma desnecessária.

2. Mude os móveis de lugar

Deixe os móveis do escritório e ambiente de estudos ou leitura próximos à janela, além de utilizar a luz natural você pode desfrutar da paisagem.  Desta forma a luz do ambiente fica apagada por mais tempo e a economia de energia será maior.

3. Cuidado com a geladeira

A geladeira é um aparelho essencial e alguns cuidados precisam ser tomados.  A borracha da porta deve ser sempre forte e oferecer um pouco de resistência quando puxada.

Se for fácil de abrir deve ser a hora de trocar. Esses cuidados básicos são uma das maneiras de como economizar energia.

Abra a geladeira apenas quando necessário, após uma refeição junte todas as coisas que são guardadas na geladeira e guarde tudo de uma vez. Com a porta aberta por menos tempo e com menos frequência, o ar frio escapa em menos quantidade e o motor não precisa trabalhar mais vezes para resfriar o equipamento.

4. Troque as lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas LED são as mais econômicas e possuem alta capacidade de iluminação. Se você ainda usa lâmpadas incandescentes, tente substituí-las o mais rápido possível. Essa é uma das principais dicas para economizar energia, e você sentirá uma grande diferença na sua conta.

5. Otimize o uso de equipamentos

Juntar uma boa quantidade de roupas para lavar de uma vez é uma forma de aproveitar melhor a máquina de lavar e de como economizar energia elétrica. O mesmo vale para a hora de passar as roupas: Junte diversas peças e ligue o ferro apenas uma vez. Outra medida importante de como economizar energia é evitar dormir com a televisão ligada. Se o sono bater, programe-a para desligar com um temporizador.

Gostou? Continue acompanhando nosso blog para não perder dicas como essas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *