Garantia

É necessário pedir ao fornecer a ficha técnica do aparelho para que sejam feitas as verificações das normas técnicas e funcionalidades. A maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de energia mínima de 25 anos com 80% de sua energia original

O principal critério é verificar se a garantia é amparada por uma entidade brasileira, que cumprirá a legislação de defesa do consumidor caso haja algum problema.

Pergunte ao seu instalador como lidar em caso de um painel fotovoltaico defeituoso. Faça a ele as seguintes perguntas:

  • Qual o procedimento caso haja algum problema com o painel?
  • Quanto tempo à assistência leva para identificar o problema?

Se as respostas não parecerem confiáveis é porque algo está desalinhado, lembre-se que a partir do momento em que você adquire um painel fotovoltaico ele é sua fonte de energia e em caso de problema qual será o dano?

Funcionalidade

Quando falamos sobre a eficiência dos painéis solares fotovoltaicos (painéis fotovoltaicos), estamos falando sobre a porcentagem (%) de energia do sol que chega à superfície do painel solar e é convertida em energia elétrica para o nosso consumo. Em outras palavras, quantos watts por metro quadrado os painéis solares podem gerar por hora.

Quanto mais eficiente o painel for mais Watts por metro quadrado ele irá gerar.

Mas isso não quer dizer que você deve sempre escolher o painel fotovoltaico mais eficiente, quanto maior sua eficiência maior é seu preço.

Se você prefere produtos “Premium” ou se não tiver um bom espaço para instalação dos painéis o recomendado é investir naquele mais eficiente.

Fornecedor

Pesquise sobre o fornecedor, seu tempo de mercado, indicações, reclamações, etc. Verifique seu site, parece confiável? Se mantem atualizado?

Se o fornecedor for estrangeiro verifique se o mesmo possui escritório no Brasil.

Potência

É a energia real gerada pela placa de energia fotovoltaica. Geralmente é indicada na folha técnica do produto. Por exemplo, um painel solar fotovoltaico de 330W com uma tolerância de + 5/ – 5% poderá produzir qualquer coisa de 313,5W até 346,5W.

Preste atenção a este número, pois afetará diretamente a energia que você irá gerar.

“Moldura” de Alumínio

A moldura de alumínio ao redor do painel solar fotovoltaico é um bom indicador da qualidade geral da fabricação do painel fotovoltaico.

Os cantos têm que estar em perfeitamente união, são preferíveis as molduras que forem aparafusadas ou soldadas.

Backsheet

É uma folha de plástico que é colada na parte de trás do painel fotovoltaico para proteger as células fotovoltaicas. Se essa folha estiver com bolhas ou apresentar sinais de descolamento isso é um sinal de que o painel não é de boa qualidade.

Diodos Bypass

Peça obrigatória nos painéis Mono ou Multi Cristalino. São aplicados em cada célula fotovoltaica do painel na parte de trás e evitando que uma única célula faça o trabalho por duas, o que pode causar danos ao sistema. Eles também podem prevenir quedas de potência. Se o seu painel não tiver um diodos de bypass, uma pequena sombra em uma parte do painel afetará a produção de energia de todo o painel.

Custo

Você precisa sempre levar em consideração o cálculo de quanto Watts de potência você está levando pelo valor pago R$. Fique atento ao escolher um sistema solar pelo preço, você recebe pelo que paga. Lembrando que o custo do sistema pode ser afetado pela dificuldade de instalação, quanto mais difícil for de instalar mais caro será o sistema.

Coeficiente de Temperatura

O coeficiente de temperatura é um número que descreve como os painéis fotovoltaicos lidam com altas temperaturas (acima de 25 graus Celsius). As unidades do coeficiente são expressas em %. Quanto menor a temperatura melhor. Quanto mais sol tiver no seu telhado mais, energia será gerada a menos que essa % estiver muito alta, em dias mais quentes o desempenho cai.

Um coeficiente de temperatura alto é um sinal de um painel de baixa qualidade. Um número razoável é entre 0,4 e 0,5%. Acima de 0,6% é um sinal de alerta. Entre 0,45 e 0,3%, é sinal de um excelente painel solar fotovoltaico.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.

Acompanhe nosso blog para receber mais dicas de energia solar e iluminação. Siga-nos no instagram e fique por dentro das nossas novidades.