Você está pensando se vale a pena instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa ou empresa? Com isso em mente, discutiremos os prós e os contras do sistema fotovoltaico que podem ajudá-lo a tomar uma decisão.

A definição de energia solar está relacionada com a energia fotovoltaica, a tecnologia fotovoltaica utiliza a luz solar como fonte de energia para a geração de eletricidade, portanto, embora tenha a desvantagem do alto custo inicial, tem as vantagens da energia gratuita, renovável, alternativa e limpa.

Embora seu alto custo inicial seja uma desvantagem, ele tem a vantagem de economizar até 95% na conta de luz, outra vantagem é a facilidade e baixa manutenção, ou seja, os custos de pós-instalação serão mínimos.

Energia solar: vantagens e desvantagens

Vantagens: é não poluente, renovável, limpo, silencioso, pode ser usado em áreas remotas da rede elétrica, requer manutenção mínima, é muito fácil de instalar e tem baixo custo de manutenção.

Suas desvantagens são o alto custo de aquisição (o custo será devolvido em pouco tempo) e a impossibilidade de gerar energia elétrica à noite.

A energia solar é uma das fontes de energia mais sustentáveis ​​do mundo, renovável e limpa, pois não emitem poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.

A energia fotovoltaica também ajuda a reduzir a poluição sonora. Funciona silenciosamente, evitando sons desagradáveis. Esse tipo de sistema de geração de energia também não requer um cuidado de manutenção exaustivo, apenas uma limpeza ocasional.

Para famílias em áreas remotas fora da rede, os painéis solares também são uma boa escolha. O sistema off-grid utiliza baterias para armazenar a energia captada pelas placas, podendo garantir energia mesmo na chuva ou à noite.

Como os painéis solares são compostos por painéis de vidro, elementos condutores e metálicos e células fotovoltaicas, sua tecnologia permite que seus materiais sejam reciclados posteriormente, chegando a 97% o total de componentes recicláveis.

Uma das principais desvantagens da energia solar brasileira é a falta de incentivos financeiros por parte do governo, fazendo com que essa solução pareça inacessível. No entanto, a fim de atenuar essas deficiências, o custo dessa tecnologia continuou a cair.

Vantagens da Energia SolarDesvantagens da Energia Solar
A energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável.Alto custo de aquisição
Energia alternativa ao petróleoNão gera energia à noite
A energia solar é silenciosaFalta de Incentivos no Brasil
É uma fonte de energia gratuitaSistema Anti-ilhamento
A energia solar fotovoltaica é o sistema de auto geração mais barato
Necessidade mínima de manutenção
Fácil de instalar e barata de manter
Vida útil de mais de 25 anos, pagando-se em até sete anos.
Economia de até 95% da conta de luz
Queda de preços devido ao avanço da tecnologia
Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel
Placas solares são resistentes às intempéries
Pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica
Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *