Um projeto de iluminação é a combinação entre a iluminação artificial e a arquitetura do espaço com o objetivo de melhorar o uso de cada lâmpada.

O projeto de iluminação residencial além de ajudar na decoração de cada cômodo, colabora com o bem-estar dos moradores, por isso é tão importante quanto os móveis e objetos em um projeto de interior. A iluminação para casa precisa ser planejada com muito cuidado e atenção.

Para que o projeto fique perfeito é importante levar em consideração, o tamanho do ambiente, a posição dos móveis e objetos. Tenha em mente que um bom estudo do seu ambiente vai permitir você equilibrar a luz natural e artificial.

Avalie os espaços

É essencial avaliar cada cômodo e entender as necessidades do espaço. É necessário saber para que o ambiente será/é usado, pois, por exemplo, iluminação para sala é diferente de iluminação para cozinha ou para banheiro, cada cômodo exige um projeto diferente.

Lembre-se: o ideal é que a iluminação residencial tenha o seu estilo.

Equilibre a luz artificial com a natural

Esse equilibro ajuda na economia de energia e oferece efeitos positivos ao nosso metabolismo.

Conheça os tipos de lâmpadas

Pesquise bem sobre os tipos de lâmpadas e quais são as vantagens e funcionalidades de cada modelo. Assim ficará mais de escolher a ideal para cada cômodo.

Temperatura

Estamos falando sobre a tonalidade da iluminação. O tom mais amarelado da lâmpada pode dar uma sensação de conforto, já a iluminação mais branca pode nos deixar mais atentos.

Escolha luminárias adequadas

Existem diversos tipos de luminárias, tem para todos os gostos e bolsos, e diversos modelos, desde o mais básico até o mais sofisticado. Cabe a você decidir a melhor pra você e para o ambiente.

Lembre-se sempre de perceber como você se sente melhor dentro dos ambientes, levando em consideração por quanto tempo e qual atividade realiza nele.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog que tem muito mais por vir.