Sabemos que para ter um bom projeto de iluminação é preciso escolher a lâmpada certa, mas você conhece os tipos de lâmpadas para poder fazer essa escolha? É sobre elas que falaremos hoje, sobre seus modelos e principais características.  

Lâmpadas Incandescentes

Foi a primeira lâmpada criada. Esse tipo de lâmpada converte energia elétrica em calor e energia luminosa. Dentro dela há um pequeno fio de tungstênio que quando energizado se aquece e emite luz.

Lâmpada Incandescente ©Empalux

Lâmpadas Fluorescentes

Apresentam alta eficiência com baixo consumo de energia. São comercializados dois modelos dessa lâmpada, sendo: tubular e compacta.

As lâmpadas compactas são mais comumente usadas em ambientes residenciais e são recomendadas para locais que requerem iluminação de longo prazo. Já as tubulares são ideais para edifícios comerciais e ambientes de negócios ou para atividades profissionais que requerem atenção contínua.

Elas substituem as lâmpadas incandescentes, pois podem ser usadas em residências, comércios, de forma decorativa ou de efeito.

Há lâmpadas fluorescentes com diferentes cores de luz, até mesmo a luz negra.

São ecologicamente corretas porque consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa do que as lâmpadas incandescentes, porém o mercúrio e o chumbo em sua composição são metais prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Lâmpada Fluorescente ©Empalux

Lâmpadas de LED

São lâmpadas consideradas de última tecnologia. Consomem pouca energia e possuem uma longa vida útil, emitem pouquíssimo calor e nem raios ultravioletas ou infravermelhos, além de tudo não possuem metais pesados como mercúrio na sua composição, podem ser recicladas colaborando com o meio ambiente por isso estão substituindo as lâmpadas fluorescentes no uso residencial. Hoje é possível encontrar no mercado de lâmpadas LED em diversos formatos e cores, aumentando assim o leque de opções. Você pode reinventar o ambiente e a iluminação de maneira eficaz, econômica e sustentável.

Lâmpada LED ©Empalux

Lâmpadas Halógenas

São lâmpadas incandescentes que possuem elementos halógenos, como o iodo ou bromo, dentro do bulbo. São muito utilizadas em luminárias por terem um tamanho menor. Mesmo consumindo mais energia que as lâmpadas de LED e fluorescente as lâmpadas Hálogenas são muito utilizadas nos projetos de iluminação para criação de efeitos e valorização de objetos

Lâmpada Hálogena ©Empalux

Continue acompanhando nosso blog para receber mais informações como essa e siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades.