Publicado em

Iluminação de Ambientes Externos

Você sabe como manter a elegância sem perder na funcionalidade quando o assunto é iluminação de áreas externas? Confira as dicas que separamos pra você.

Cada ambiente demanda um tipo de cuidado especial, mas, nem por isso, precisa ter apenas uma lâmpada e mais nada. Conheça agora as necessidades que cada ambiente exige e como torná-lo ainda mais atrativo e elegante.

Para que tudo dê certo no seu projeto luminotécnico, é necessário que se faça primeiro, uma checagem nos pontos de iluminação. É muito importante que as lâmpadas adquiridas tenham Índice de Proteção (IP), para garantir a sua resistência à água e poeira, aumentando a vida útil.

Jardins

Uma possibilidade interessante para esse caso é o uso de lâmpadas coloridas, especificamente as verdes, porque esse tipo de iluminação causa um efeito visual muito interessante, deixando o seu jardim e área verde mais vistoso e atraindo muitos olhares.

Área Gourmet

A área gourmet é um dos espaços que mais precisam de atenção no momento de preparar o seu projeto de iluminação.

Por ser um espaço que exige atenção é necessário uma iluminação mais intensa porem ao mesmo tempo é um espaço para receber família e amigos e nesse caso seria legal usar uma iluminação mais aconchegante.

Para deixar a iluminação de uma maneira que atenda essas necessidades do ambiente, é importante fazer uma “divisão” do espaço físico. A melhor alternativa é instalação de spots mais próximos a pia, e churrasqueira. Para a área das mesas apostar em uma lâmpada mais amarelada é a melhor opção.

Garagem

A quantidade de luz precisa ser dosada nesse ambiente para não ofuscar e nem deixar o ambiente totalmente escurecido. Então, é interessante o uso de lâmpadas LED de baixa voltagem, que faça uma dosagem eficiente da iluminação.

Uma alternativa bastante interessante é fazer o uso de sensores de presença, garantindo que a iluminação acontecerá quando for necessário, evitando que a luz fique permanentemente acesa, ou que seja necessário o motorista descer do veículo para acendê-la.

Área da piscina

A piscina também exige um cuidado especial, tanto para a proteção da família, evitando possíveis acidentes, como para torná-la ainda mais atrativa.

Para essa área, as possibilidades de iluminação são inúmeras. Podendo ser criada uma fonte de luz submersa – sempre com auxílio de profissionais capacitados para garantir a proteção e segurança para o projeto -, como, também, um jogo de luzes para criar um espelho d’água.

O projeto de iluminação da sua casa não pode ficar restrito aos ambientes internos. A valorização de fachadas, varandas e demais áreas pode ser feita utilizando bons equipamentos de iluminação. Clique aqui e confira nossos produtos que irão te ajudar a construir um ótimo projeto de iluminação para os ambientes externos da sua casa.

Publicado em

Câncer de Próstata: Sintomas, Fatores de Risco e Importância do Diagnóstico Precoce

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade

 

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.