Já falamos aqui como a iluminação é importante para a decoração da sua casa, os detalhes são essenciais para criar um ambiente aconchegante, por isso os spots são a escolha certa para complementar o ambiente.

Antes de você escolher seus spots confira algumas coisas que você precisa saber.

Spot de sobrepor x spot de embutir

Os spots de embutir são famosos e populares, eles podem ser colocados em qualquer ambiente da casa, no forro de gesso, e em móveis de madeira ou MDF, por exemplo.

Por ser fácil de instalar e apenas tornar visível o feixe de luz, este modelo de spot é mais discreto e perfeito para quem precisa de simplicidade, elegância e decoração clean.

Os spots de sobrepor são ideais para usar em trilhos, mas também funcionam se colocados de forma individual. Nesse modelo toda a luminária fica aparente, ideais para uma decoração despojada e moderna.

Spot direcionável

Alguns modelos de spots de embutir permitem direcionar o foco da luz. Com pequenos toques, você consegue criar efeitos incríveis, destacando pontos específicos.

O spot com luz direcionável é uma boa solução para quem deseja um foco mais concentrado. Como o feixe de luz pode ser ajustado conforme necessário, ele pode ser usado em espaços como pias de cozinha e também como luz de leitura na cabeceira da cama.

Antes da instalação, preste sempre atenção à função da luz e ao espaço que ela deve iluminar. Para melhor distribuir os pontos, a regra geral mais comumente seguida é que para pontos com luz fixa, a distância é de 75 cm a 1 metro. Mas lembre-se de que isso pode ser alterado de acordo com suas necessidades.

Todos os modelos e formatos de spot são uma parte da sua principal característica: a versatilidade. Qualquer ambiente da sua casa pode incluir spots em sua iluminação. Nos quartos podem ser usados ​como luzes de cabeceira ou de leitura; na cozinha, lavanderia e banheiro, são ideais para iluminar pias e bancadas; na sala, atuam como luzes de destaque no espaço da TV. Em áreas externas, eles podem iluminar corredores e/ ou áreas cobertas.

Além de todas essas funções, também são amplamente utilizadas em móveis como guarda-roupas, estantes e nichos. Destacam compartimentos dedicados, ajudam a visualizar objetos e decorar o ambiente.

Nesse caso não existem certo ou errado, os spots irão onde sua criatividade e decoração mandarem.

Iluminação com spots

O spot serve de iluminação complementar, não deve ser usado como luz principal. Eles são um foco de luz direcionada, ideal para quem quer compor o espaço com uma iluminação mais moderna e sofisticada.

Além de escolher um modelo, você também deve escolher a temperatura da luz que esse tipo de iluminação terá. Para espaços de transição que requerem concentração, pode ser neutro ou branco frio, já se seu objetivo é produzir aconchego e conforto opte por uma temperatura de luz quente.

Além disso, preste atenção para saber se a lente de seu spot é fosca ou transparente. As lentes transparentes são ideias para iluminação focada, já as lentes foscas ajudam na dispersão e difusão de luz.

Economia

Como todo led, os spots são exemplos de baixo consumo de energia e durabilidade. Eles podem ficar acesos por longos períodos de tempo sem aquecer e gastar energia em excesso.

Instalação

Normalmente, o spot é alimentado por dois fios (o fio neutro e o fio de fase). Isso facilita a instalação e manutenção deste tipo de luminária. Lembre-se sempre de chamar um profissional para realizar o serviço!

Agora que você já sabe tudo sobre spot led, que tal dar uma olhadinha na nossa linha? Acesse aqui