O mês de setembro chegou e estampa a cor verde para lembrar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas, a doação de órgãos é para muitos que aguardam na fila a única chance de recomeço. Para chamar a atenção de todos para essa causa a campanha “Setembro Verde”, tem como objetivo a conscientização e esclarecimento do público geral acerca da doação de órgãos.

O Ministério da Saúde aponta que 27.688 transplantes de órgãos foram realizados no Brasil em 2019. Em 2020, o Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil registrou queda de 30% no número de doações entre os meses de janeiro e julho em comparação com o ano anterior, a pandemia de Covid-19 foi a principal responsável pela redução nos índices de doações de órgãos no Brasil e no mundo, haja visto que quase todas as atenções se voltaram para o tratamento e recuperação de pacientes com o novo coronavírus.

O mês de Setembro também é chamado de “Setembro Amarelo”, o mês de prevenção ao suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *