Já falamos sobre cada componente dos painéis, agora veremos como eles são montados criando o módulo solar.
Confira abaixo as principais etapas da produção.
Processo fundamental para garantir que não sejam formadas bolhas no painel depois de pronto. Sujeira como gordura dos dedos faz com que o encapsulante desgrude do vidro e com o tempo será formado bolhas o que pode danificar o painel. Para realização desse processo é usado uma máquina específica e a água usada para lavagem do vidro passa por um processo de osmose reversa.
É uma das partes mais criticas da fabricação do painel solar. As células são interconectadas através de fios condutores feitos de cobre ou alumínio, formando-se “strings” (séries de células interconectadas). O lado inferior de uma célula é conectado ao lado superior da célula seguinte até se formar à série de células com o número desejado. Nesse processo é usada uma máquina de solda especial de contato leve.
Também conhecido como “layup” é o processo em que as células que foram feitas no processo anterior são posicionadas sobre o vidro e o EVA. Esse processo é feito com cuidado em uma máquina especial para que não haja danos às células.
Depois que o layup foi criado, o processo é simples agora é conectar de forma manual as séries de células com uma pequena solda, desta forma é criada uma ligação elétrica entre elas.
Nesse processo cuidadosamente a folha de EVA é colocada com cuidado sobre a matriz de células e em seguida o Backsheet sobre o EVA. Depois desse processo o painel está pronto para entrar na laminadora e se tornar impermeável.
De forma simples, a laminadora funciona como uma maquina que plastifica papel. Esse é um processo específico e com milhares de fatores que vão impactar na vida útil do seu painel solar.
É durante esse processo que o EVA derrete e forma uma junção perfeita entre as camadas e assim protege as células de qualquer ação do tempo.
Uma das etapas chave neste processo é o esfriamento do painel solar. As laminadoras de três câmaras proporcionam uma curva de esfriamento perfeita assim evitando que o painel solar envergue.
Nesse processo contamos com ação manual. Quando o painel solar sai da máquina de laminação, haverá uma pequena quantidade de Backsheet e EVA na lateral do painel. Um operador corta as rebarbas com uma ferramenta rapidamente.
Esse processo ocorre de forma fácil e rápida. É utilizado silicone ou fita dupla-face para cola-la no painel. Se usado, silicone os painéis ficam um tempo fora da linha para que o mesmo seque completamente.
Uma prensa semiautomática ou automática coloca a moldura no painel.
A última etapa do processo da linha de produção. É fundamental para garantir a qualidade do painel solar. Tradicionalmente é feito no mínimo dois testes.
Flash Test: Usa-se um simulador solar para fazer um “flash” no painel solar. Nesse teste é possível medir a potência, eficiência, tensão e corrente do painel.
Teste de Eletroluminescência (EL Test): este teste tem como finalidade fazer um “raio X” do painel solar.
Essa é a última etapa do processo de montagem dos painéis. De acordo com o resultado do Flash test e do EL Test os painéis solares são separados em categorias de potência embalados e despachados.