Já falamos sobre cada componente dos painéis, agora veremos como eles são montados criando o módulo solar.

Confira abaixo as principais etapas da produção.

1-Limpeza do vidro

Processo fundamental para garantir que não sejam formadas bolhas no painel depois de pronto. Sujeira como gordura dos dedos faz com que o encapsulante desgrude do vidro e com o tempo será formado bolhas o que pode danificar o painel. Para realização desse processo é usado uma máquina específica e a água usada para lavagem do vidro passa por um processo de osmose reversa.

2-Interconexão das Células Fotovoltaicas

É uma das partes mais criticas da fabricação do painel solar. As células são interconectadas através de fios condutores feitos de cobre ou alumínio, formando-se “strings” (séries de células interconectadas). O lado inferior de uma célula é conectado ao lado superior da célula seguinte até se formar à série de células com o número desejado. Nesse processo é usada uma máquina de solda especial de contato leve.

3- Sistemas de Montagem da Matriz de Células

Também conhecido como “layup” é o processo em que as células que foram feitas no processo anterior são posicionadas sobre o vidro e o EVA. Esse processo é feito com cuidado em uma máquina especial para que não haja danos às células.

4-Interconexão Manual

Depois que o layup foi criado, o processo é simples agora é conectar de forma manual as séries de células com uma pequena solda, desta forma é criada uma ligação elétrica entre elas.

5- Posicionamentos do EVA e Backsheet

Nesse processo cuidadosamente a folha de EVA é colocada com cuidado sobre a matriz de células e em seguida o Backsheet sobre o EVA. Depois desse processo o painel está pronto para entrar na laminadora e se tornar impermeável.

6- Laminação do Painel Solar

De forma simples, a laminadora funciona como uma maquina que plastifica papel. Esse é um processo específico e com milhares de fatores que vão impactar na vida útil do seu painel solar.

É durante esse processo que o EVA derrete e forma uma junção perfeita entre as camadas e assim protege as células de qualquer ação do tempo.

Uma das etapas chave neste processo é o esfriamento do painel solar. As laminadoras de três câmaras proporcionam uma curva de esfriamento perfeita assim evitando que o painel solar envergue.

7-Corte da rebarba

Nesse processo contamos com ação manual. Quando o painel solar sai da máquina de laminação, haverá uma pequena quantidade de Backsheet e EVA na lateral do painel. Um operador corta as rebarbas com uma ferramenta rapidamente.

8-Caixa de Junção

Esse processo ocorre de forma fácil e rápida. É utilizado silicone ou fita dupla-face para cola-la no painel. Se usado, silicone os painéis ficam um tempo fora da linha para que o mesmo seque completamente.

9-Molduras de Alumínio

Uma prensa semiautomática ou automática coloca a moldura no painel.

10-Teste e inspeção

A última etapa do processo da linha de produção. É fundamental para garantir a qualidade do painel solar. Tradicionalmente é feito no mínimo dois testes.

Flash Test: Usa-se um simulador solar para fazer um “flash” no painel solar. Nesse teste é possível medir a potência, eficiência, tensão e corrente do painel.

Teste de Eletroluminescência (EL Test): este teste tem como finalidade fazer um “raio X” do painel solar.

11- Separação e empacotamento dos Painéis Solares

Essa é a última etapa do processo de montagem dos painéis. De acordo com o resultado do Flash test e do EL Test os painéis solares são separados em categorias de potência embalados e despachados.