Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O termo “fotovoltaico” vem do grego (Phos), que significa “luz”, e “volt”, vem do sobrenome do inventor da pilha, Alessandro Volta.

Processo de Produção

O funcionamento da energia solar fotovoltaica está fundamentado no conceito do efeito fotovoltaico, fenômeno observado pela primeira vez em 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, ele realizava experiências eletroquímicas na oficina de seu pai quando acidentalmente descobriu que os eléctrodos de platina e prata davam origem ao efeito quando expostos à luz.

De maneira simples, o efeito fotovoltaico consiste no surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor devido à liberação de elétrons de sua superfície quando exposto à radiação de fótons de luz.

Para isso, se utiliza um dispositivo semicondutor denominado célula solar ou célula fotovoltaica, que pode ser feito de silício monocristalino, policristalino ou amorfo, ou outros materiais semicondutores de camada fina.

A energia solar é gerada pelos painéis solares e é levada até o inversor solar, equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada e, então, é distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos..

O sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, de forma que um número alto de nuvens pode resultar em uma menor produção de eletricidade em comparação a dias de céu completamente aberto.

O preço da produção de energia solar é cada vez menor! Devido aos avanços tecnológicos e o aumento de produção o custo dessa energia tem diminuído de forma constante.

A energia fotovoltaica se tornou a terceira mais importante fonte de energia renovável, ficando atrás da energia hidráulica e eólica.

Continue acompanhando nosso blog para não perder mais matérias como essa e nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades.