A energia solar é uma fonte de energia alternativa, renovável e sustentável, que utiliza a luz solar como fonte de energia. Pode ser utilizada como aquecimento solar, energia fotovoltaica e energia heliotérmica. É um método de geração de energia limpo e inofensivo com grande aproveitamento.

O sol funciona como fonte de energia para geração de energia elétrica por meio da energia fotovoltaica; no aquecimento de líquidos com a energia solar térmica; e em usinas solares de grande porte. A energia fotovoltaica usa painéis solares para capturar a luz do sol e gerar eletricidade, enquanto a energia solar térmica usa a energia solar como fonte de energia para aquecer líquidos.

As possibilidades de aproveitamento da energia solar são inúmeras, o que permite que seja utilizada para o desenvolvimento do nosso país. Portanto, é possível explorar sua matriz energética de forma sustentável, renovável e econômica para:

  • Aquecimento de água;
  • Geração fotovoltaica de energia elétrica;
  • Iluminação pública;
  • Sistemas de uso coletivo, tais como geração de energia elétrica para escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é agora a energia limpa de crescimento mais rápido no mundo e pode ser convertida diretamente em eletricidade. Ela usa materiais semicondutores, como silício cristalino, para converter a energia da luz em energia fotovoltaica.

O sistema solar fotovoltaico é composto por:

  • Painéis solares (módulos fotovoltaicos)
  • Inversor solar
  • Sistema de fixação das placas solares
  • Cabeamentos
  • Conectores
  • Outros materiais elétricos padrão
Energia Fotovoltaica ©Empalux

Energia Solar Heliotérmica

É eletricidade gerada indiretamente pelos raios do sol. Dizemos que isso é indireto, porque o calor do sol é capturado e armazenado, depois convertido em energia solar mecânica e, finalmente, convertido em energia elétrica. Funciona a partir de painéis solares (espelhos, coletores ou heliostatos) que refletem a luz do sol e concentram-na num único ponto. O calor acumulado é usado para aquecer um fluido e o vapor irá movimentar as turbinas, acionando o gerador, que produzirá a energia.

Usina Solar Heliotérmica – © NRG Energy

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica utiliza o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, aproveitando placas solares ou tubos a vácuo a fim de realizar a captação e transferir o calor para um meio líquido, como a água.

Energia Solar Térmica © Studio Harmony

E quando não tiver sol? Esses painéis funcionam em dias nublados e chuvosos porque dependem da incidência da luz violeta em vez do calor, de modo que haverá energia solar na ausência de luz solar. A produção será diferente nos dias cinzentos, mas ainda haverá. À noite, não há captação, mas, nos sistemas off-grid, há uma bateria para garantir o armazenamento de energia.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades