Os principais componentes de um painel solar/módulo fotovoltaico são:

  • Células fotovoltaicas
  • Vidro fotovoltaico
  • Filme encapsulante — EVA
  • Backsheet
  • Caixa de junção
  • Moldura

Blog Minha Casa Solar ©
 
Células Fotovoltaicas

As células solares são feitas de cristais de silício ultrapuros “fatiados” e devem ser manuseadas com muito cuidado, pois são finas, com cerca de 2 mm de espessura, por isso trincam com facilidade. As células fotovoltaicas são a “vida” dos painéis solares, que convertem a luz do sol em energia elétrica por meio de reações físicas e químicas. As células representam 60% do custo dos painéis fotovoltaicos.

Vidro Fotovoltaico

Trata-se de um vidro temperado especial, ultra puro com baixo teor de ferro, desenvolvido com a finalidade de ser menos refletor e de deixar o máximo de luz passar por ele. Tem em média 4 mm e é revestido com uma substância antirreflexiva. Os painéis Empalux contam com vidros de alta qualidade e são resistentes a chuvas de granizo, com proteção que suporta pressão de até 2400 Pa.

Filme Encapsulante

Conhecido como EVA, acetato-vinilo de etileno, foi projetado especificamente para os painéis solares, trata-se de um material selante e de cura rápida. Sua função é proteger as células fotovoltaicas dos raios UV, de temperaturas extremas e umidade, com a certeza de que o máximo de luz visível chegará até as células.

Backsheet

É o filme branco que vai na parte de trás do painel. Sua função basicamente é proteger os componentes internos, de forma mais específica as células fotovoltaicas e ainda age como isolante térmico.

Caixa de Junção

É tipo um gabinete que fica na parte de trás do painel onde os strings estão conectados eletricamente. A caixa é colada com adesivo silicone ou fita dupla face especial. Dentro se encontram diodos de by-pass que garantem a segurança e o funcionamento. As caixas vêm com cabos e conectores o que permite que os painéis sejam interconectados. A caixa de junção nos módulos Empalux contam com proteção IP67, totalmente protegidas contra jatos fortes d’água.

Moldura

Feita de alumínio anodizado, é colocada ao redor do painel com a função de criar robustez e proteção ao módulo, garantir sua integridade em situações adversas, protegê-lo na hora da instalação e para que ele não torça – o que pode causar trincos nas células.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos. 

Acompanhe nosso blog para receber mais dicas de energia solar e iluminação. Siga-nos no instagram e fique por dentro das nossas novidades.