Todo sistema fotovoltaico precisa de manutenção, você sabe como fazer a limpeza e manutenção do seu sistema solar? Confira!

Energia solar é uma energia limpa, sustentável e inesgotável, é justamente por isso que a energia elétrica e térmica gerada a partir dos painéis fotovoltaicos tem ganhado um público tão grande pelo mundo.

Apesar do valor a ser investido inicialmente, essa é sem sombra de dúvidas uma opção e tanto, pois, o valor investido, pensando em longo prazo, será logo recuperado pela economia na conta de luz. Levando em consideração todo esse investimento inicial em energia solar precisamos tomar cuidados com sua manutenção, para garantir sua durabilidade e total capacidade do sistema.

O que pode sujar os painéis?

Pequenos animais, dejetos de aves, fuligem, galhos, poluição, poeira, enfim, qualquer pequeno objeto que possa cair na estrutura.

Com muita sujeira dentro da estrutura, seu desempenho natural será consideravelmente reduzido. Assim, a geração de energia será muito menor que o esperado. Além disso, essa sujeira acumulada por muito tempo pode ocasionar em fungos que causam a corrosão dos painéis. Assim, sua vida útil seria reduzida.

Como limpar os painéis?

A água da chuva já limpa boa parte dos painéis, mas mesmo assim a limpeza manual é necessária. A limpeza manual não exige qualquer serviço especializado para ser realizado, assim o próprio proprietário poderá fazer, basta conferir os critérios de segurança a serem adotados, conforme determinação do fabricante.

Nunca faça a limpeza com o equipamento ligado e de preferencia para os dias com temperaturas mais baixas e sem chuva.

É recomendada a limpeza uma vez ao ano, mas poderá ser feita de 6 em 6 meses dependo das condições climáticas e atmosféricas da região. Locais onde não existam muitas chuvas e com grande poluição, como nas metrópoles, exigem cuidados mais frequentes.

Os produtos a serem usados não podem interferir no funcionamento do sistema, exatamente por isso o aconselhável é usar apenas água, um pano limpo e uma esponja que tenha cerdas macias. Nenhum tipo de produto químico deve ser usado, bem como produtos cortantes ou pressurizadores com jato. Isso evita qualquer tipo de dano a sua estrutura dos módulos solares.

Tome bastante cuidado com a posição de seu corpo ao efetuar a limpeza, ela deve ser feita suavemente. Não apoie seu braço ou corpo na estrutura, não a empregue qualquer tipo de força.

Manutenção preventiva

Como o nome já diz, essa manutenção é de prevenção e tem como objetivo prevenir problemas futuros.

Manutenção preditiva

Ela consiste em verificar com uma inspeção periódica a presença de possíveis arranhões, rachaduras ou qualquer coisa fora do comum.

Manutenção Corretiva

Se mesmo após a limpeza o desempenho de seu sistema solar fotovoltaico estiver abaixo do esperado, chame um profissional. Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que eles realizem a limpeza e manutenção do sistema solar fotovoltaico com segurança e responsabilidade.