Home > Notícias

Tecnologia aliada da economia e sustentabilidade

Todos os veículos de comunicação vêm alertando há meses sobre a importância do uso racional da água. A falta iminente do que erroneamente consideramos infindável fez, inclusive, que muitos usassem a criatividade para economizar e não desperdiçar água. 

Mas, precisamos lembrar: somos um país hidroelétrico e a falta de água também vai gerar falta de luz. Assim como o uso incorreto da luz vai agravar a falta de água. Além disso, já anunciado o aumento da energia elétrica para 2015, é hora de ver como dá para remanejar o orçamento. E é ai que além do uso racional e consciente entra em campo a tecnologia.

Uma boa opção é a utilização de lâmpadas LED, que consomem menos energia. Outra sugestão são sensores de presença, que evitam que as lâmpadas fiquem acesas quando não há mais ninguém nos ambientes.

A automação, que permite que com um único comando seja possível apagar todas as luzes, fechar as cortinas e gerenciar a parte de segurança da casa, por exemplo, também surge como aliada na hora de permitir um uso mais inteligente da iluminação. 

A utilização estratégica de espelhos e dimmers, que controlam a intensidade da luz, também é bem vinda. Outro recurso que dá certo é aproveitar ao máximo a incidência de luz natural.

Na decoração, a dica é pintar os ambientes de cor clara, de preferência o branco. Os arquitetos afirmam que estas cores refletem mais luz e, dessa forma, salas, quartos e escritórios podem ficar mais tempo sem a necessidade de se ligar o interruptor.  

Com tantas opções simples e eficazes, mesmo com o aumento na conta de luz dá para economizar e, de quebra, colocar em casa e no escritório boas doses de tecnologia e de sustentabilidade. 

Veja também:

Voltar
Voltar ao Topo | ^