Home > Notícias

Eficientes, ecológicas e certificadas

INMETRO abre consulta pública para receber propostas sobre lâmpadas LED

As lâmpadas LED têm vida útil até 70 vezes maior do que a das lâmpadas incandescentes, por isso são mais eficientes e mais econômicas. Agora essas qualidades serão estadas e a segurança, a eficiência e a durabilidade das LEDs passarão por processo de certificação.

O INMETRO abriu consulta pública que está disponível para receber sugestões, críticas e relatos sobre experiência com a utilização dos produtos comercializados no Brasil, no site do Instituto (www.inmetro.gov.br/legislacao), até o dia 25 de novembro.

A discussão em torno do LED envolve, além da redução com os custos de energia, a questão ambiental, já que são produtos sem mercúrio, com menor impacto ao meio ambiente.

Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes, importadores e o comércio terão prazos diferentes para se adequarem às novas regras. O controle das importações e a fiscalização no comércio de todo o país terá início e fornecedores de produtos não conformes estarão sujeito às penalidades previstas na Lei. 

Ao propor a regulamentação o Inmetro inova e insere o Brasil no cenário global como um dos pioneiros no estabelecimento de regras para essa nova tecnologia de iluminação.

Fonte: Inmetro

Veja também:

Voltar
Voltar ao Topo | ^