Home > Notícias

Tudo Azul

O movimento Novembro Azul acontece em vários países do mundo com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. Apoiada por diversas entidades e institutos de saúde, o movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama. Entre os anos de 2012 e 2013, o Instituto apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2009 constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é o maior inimigo dos homens no Brasil no que diz respeito à prevenção da doença. Apenas 32% dos brasileiros declararam já ter feito o exame.

Segundo o Inca, cerca de 30% dos pacientes do SUS que são diagnosticados com câncer de próstata, descobrem a doença já em estágio avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. 

As estatísticas assinalam que um a cada seis homens terá câncer de próstata, e um a cada 36 morrerá da doença. A imensa maioria por não descobrir e tratar a doença a tempo. Na fase inicial da doença não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial. O exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros. 

A Empalux aderiu ao movimento e esta incentivando os homens na prevenção e diagnóstico precoce da doença. Durante todo o mês de novembro nossa fachada e nosso site estarão vestindo azul.

Homens, previnam-se! Não deixem o preconceito abalar sua saúde! 

 

*Fatores que ajudam na prevenção do câncer de próstata

- Praticar atividades físicas;

- Consultar regularmente o médico;

- Manter uma alimentação saudável;

- Evitar álcool e fumo.

*Fatores que aumentam o risco do câncer de próstata

- Parentes de primeiro grau portadores;

- Idade, a partir dos 50 anos;

- Consumo excessivo de álcool;

- Dieta com pouca fibra e poucas fontes de vitaminas.

*Fonte: http://www.erastogaertner.com.br

Veja também:

Voltar
Voltar ao Topo | ^