Home > Notícias

Empalux ilumina o Ecoestádio do J. Malucelli

O Grupo J. Malucelli acaba de inaugurar o primeiro estádio ecológico do Brasil, o Estádio Janguito Malucelli. E a Empalux foi responsável por todo projeto luminotécnico e o fornecimento de lâmpadas e refletores para iluminação do campo esportivo.

O sistema de iluminação foi concebido pelo engenheiro eletricista da Empalux, Miguel Silva. O objetivo era atingir a alta emissão de luz aliado ao baixo consumo de energia. Para transmissão televisiva dos jogos estaduais, o campo esportivo deve ter uma iluminação com no mínimo 500 lux. O projeto da Empalux atingi 550 utilizando uma quantidade reduzidas de lâmpadas, porém com alta reprodução de cores. Além disso, exigi menor custo de manutenção e utiliza materiais que não agridem o meio ambiente. Tudo planejado para estar de acordo com os conceitos ecológicos do estádio.

Agora, o Janguito conta com quatro torres e cada uma delas possui 18 luminárias de vapor metálico de 2000 watts cada, totalizando 36.000 watts por torre, ou 144.000 watts para iluminação total do campo. Na entrada e corredores de acesso, a Empalux também instalou 06 luminárias com lâmpadas de vapor metálico de 150W, facilitando o acesso as arquibancadas.

Com a iluminação mais eficiente da Empalux será possível realizar partidas noturnas no estádio, algo que anteriormente era inviável.

Localizado em Curitiba, próximo ao Parque Barigui, o estádio tem capacidade máxima para 6.000 pessoas. As cadeiras das arquibancadas foram fixadas em cima de um morro, revestido com grama, dispensando a utilização de concreto. Além disso, os bancos de reserva e o placar eletrônico são feitos com madeira de reflorestamento, e o ferro é proveniente de dormentes de ferrovia desativada.

Veja também:

Voltar
Voltar ao Topo | ^