Home > Notícias

Aumento no Fator de Potência das lâmpadas

Até o dia 30 de junho de 2012, a energia gerada por todas as lâmpadas acima de 25W no Brasil (sai virgula) era dividida entre os consumidores e as concessionárias. Isso ocorria por que o Fator de Potência (fp) dessas lâmpadas eram de 0,55. Ou seja, apenas 55% da potência consumida era medida pelos relógios. Os outros 45% eram de responsabilidade das concessionárias.

A figura acima ilustra o impacto desta diferença. No copo de cerveja da esquerda, a concessionária fornece o copo cheio, mas só cobra o líquido, descartando a espuma. Com essa nova portaria do Inmetro, os fabricantes fornecem lâmpadas com alto FP e assim poderá aumentar a quantidade de liquido e cobrar corretamente.

 

VA = Potencia total consumida pela lâmpada.

W = Potência atual paga pelo consumidor.

Var = Potência atual paga pela concessionária. 

 

Com essa nova medida, os fabricantes e importadores deverão se readequar e comercializar lâmpadas acima de 25W com Fator de Potência >0,92 o que já acontece com as lâmpadas incandescentes. Esta ação deve gerar um aumento no preço do produto, pois haverá mudanças no projeto da lâmpada, que terá mais componentes.

A Empalux atua para que essas medidas afetem o mínimo possível nossos clientes e representantes. Por isso, estamos trabalhando para comercializar lâmpadas com preços competitivos e de alta qualidade.

 

 

Veja também:

Voltar
Voltar ao Topo | ^